Efeitos da Massagem Terapeutica
Para entendermos melhor o feitos da massagem sobre os tecidos moles, vamos dividi-los em 3 tipos básicos de efeitos, são eles: mecânico, fisiológicos e psicológicos.
EFEITOS MECÂNICOS Os movimentos de compressão, tração, estiramento, pressão e fricção exercem efeitos mecânicos nos tecidos. As forças mecânicas associadas a cada técnica afetam os tecidos de diversas formas. O efeito principal da massagem consiste em produzir estimulação mecânica dos tecidos por meio de uma pressão e estiramento ritmicamente aplicados. A pressão comprime os tecidos moles e distorce as redes de receptores nas terminações nervosas. O estiramento aplica tensão nos tecidos moles e distorce os plexos dos receptores nas terminações nervosas. Ao aumentar os lumens dos vasos sanguíneos e espaços dos vasos linfáticos, estas duas forças afetam a circulação capilar, venosa, arterial e linfática.
EFEITOS FISIOLÓGICOS Os efeitos mecânicos da massagem dão origem a uma série de efeitos fisiológicos importantes. A manipulação da pele e dos tecidos subjacentes exercem um efeito considerável no fluxo sanguíneo e linfático nestes tecidos tratados.
EFEITOS PSICOLÓGICOS Dentre os efeitos psicológicos relatados podemos destacar:
RELAXAMENTO FÍSICO Quase todas as pessoas acham que os tratamentos por massagem são extremamente relaxantes. ESTIMULAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA Certas técnicas de massagem são bastante estimulantes, produzindo uma forte sensação de revigoramento. EFEITOS TERAPÊUTICOS DA MASSAGEM NOS TECIDOS MOLES Como efeitos da massagem sobre o tecido muscular, podemos destacar: A massagem não aumenta diretamente a força do músculo mas serve como meio para alcançar este objetivo. A massagem é mais eficaz que o repouso na promoção da recuperação da fadiga causada pelo exercício excessivo. Portanto, teoricamente, a massagem torna possível praticar mais exercício, o que, por sua vez, aumenta a força e resistência musculares. Parece ser lógico que a massagem seja administrada entre períodos de exercício, quando o exercício é praticado com o objetivo de desenvolver a força e a resistência musculares. Isso é particularmente relevante na medicina desportiva. Em termos gerais, a massagem não aumenta o tonus muscular (tonus muscular é a capacidade de um músculo estar firme e pronto para contrair), mas certas manipulações poder ser aplicadas com o objetivo de facilitar a atividade muscular.
|
Massagem Terapêutica
Massagem Terapêutica