A Medicina Tradicional Chinesa, ou apenas medicina chinesa, é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo de milhares de anos. É considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental, termo que engloba também as outras medicinas da Asia, como os sistemas médicos tradicionais do Japão, da Coreia, do Tibete e da Mongólia, sendo que os primeiros registos encontrados de Medicina Chinesa e da Acupunctura datam de mais de 4000 anos.
A MTC, como também é conhecida, fundamenta-se numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica, empírica e experimental. Ela inclui, entre os seus princípios, o estudo da relação de yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano.
Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e a sua interacção com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta compreensão tanto no tratamento de patologias, como na manutenção da saúde através de diversos métodos.
Principais métodos de tratamento em Medicina Tradicional Chinesa:
- TUI NA (para mais informação consulte "Serviços"-"Massagem Tui Na")
- ACUPUNCTURA (para mais informação consulte "Serviços"-"Acupunctura")
- VENTOSATERAPIA (para mais informação consulte "Serviços"-"Ventosaterapia")
- TERAPIA ALIMENTAR CHINESA OU DIETOTERAPIA CHINESA – Aqui há uma aplicação dos mesmos conceitos da Fitoterapia em relação à alimentação do quotidiano.
- AURICULOTERAPIA ou ACUPUNCTURA AURICULAR (para mais informação consulte "Serviços"-"Auriculoterapia")
- REFLEXOLOGIA (para mais informação consulte "Serviços"-"Reflexologia")
- QI GONG – Esta prática, traduzida como condução da energia ou trabalho da energia, é usada como vertente física e mental, sendo uma forma de meditação em movimento. É útil tanto a nível de desenvolvimento fisico como mental ou espiritual, sendo uma prática Taoista, com influência Budista.